ATENÇÃO

As opiniões aqui contidas são pessoais e não representam recomendação de compra ou venda de ativos financeiros.

domingo, 4 de abril de 2010

Desabafo.... – O que é o famoso Indice Beta ?

Por Julio Brant
Repórter, InvestShop.com

Para que você conclua uma análise de determinada empresa é preciso ter em mãos dados sobre seu desempenho no mercado. Saber com que freqüência é negociada, e o volume dessa negociação, são pontos básicos. No entanto, há uma medida muito importante que determina a sensibilidade das ações de uma empresa em relação ao índice a que estão atreladas. O índice, no caso do Brasil, é o Ibovespa. E essa medida é conhecida como beta, simbolizado pela letra gregab.
Em geral, o beta reflete o comportamento do papel em relação ao Ibovespa nos últimos 18 meses de operação. No entanto, ele pode ser calculado em qualquer período. "Podemos calcular o beta dos últimos três meses. Entretanto, a análise se torna mais completa quando olhamos para um horizonte mais longo", explica André Luiz Rodrigues, gestor de Renda Variável da Máxima Asset Management.

A função básica do beta é ser um indicador de riscos. "O beta pode ser classificado como agressivo (quando é maior que 1); neutro (igual a 1) e defensivo (menor que 1). Dessa forma, o investidor pode ter uma noção de qual será a tendência de comportamento do investimento", classifica André.
Para que você entenda melhor como o beta funciona, veja o exemplo:
Se uma ação se comporta exatamente como o Ibovespa, dizemos que ela tem beta=1. Se a ação variar mais que o Ibovespa, mas no mesmo sentido, ela terá beta>1 (beta maior do que um). Se variar menos, mantendo o mesmo sentido, o beta será menor do que um (beta < 1). Uma ação com beta muito maior do que 1, por exemplo, tende a subir mais que o Ibovespa quando este está em alta. Em compensação, tende a cair mais quando há baixa na bolsa.
No fim das contas, a escolha é sempre do investidor, mas é preciso estar alerta. "O investidor pode optar por qualquer um dos tipos, mas ele tem que estar consciente de que, no caso de um beta agressivo, ele pode ganhar muito, mas perder com a mesma intensidade.
Em momentos de alta volatilidade, como agora, um papel agressivo pode levar o investidor à loucura", alerta André.

EMPRESA BETA (b) - 18 meses
Empresa "A" 1,50
Empresa "B" 1,01
Empresa "C" 0,42

Supomos que as ações das empresas do quadro acima sejam negociadas na Bovespa e, portanto, estejam atreladas ao Ibovespa. A empresa "A" pode ser classificada como um investimento agressivo, pois o valor de sua ação pode oscilar, em média, 50% do Ibovespa. Nesse caso, o investidor pode obter ganho altíssimo, entretanto seu risco cresce na mesma proporção.
Já a empresa "B", pode ser classificada como beta neutro, ou seja, ela não foge muito do resultado apresentado pelo índice e vai estar sempre seguindo mais ou menos o Ibovespa. E a "C" é considerada um investimento de perfil mais defensivo, pois a probabilidade de o papel ter grandes oscilações é pequena.
Vale lembrar que o Beta é utilizado como parâmetro para qualquer índice, não só o Ibovespa. Basta que para isso, as ações da empresa estejam sendo negociadas por esse índice. Exemplo, se fosse nos Estados Unidos, o índice utilizado seria o Dow Jones ou o Nasdaq (para as ações de tecnologia); na Argentina, o Merval; e no Japão, o Nikkei.
---------------------------------------------------------------------

O Desabafo...

Depois desta brilhante e suncinta explicação do Julio Brant sobre o que é o famoso Indice Beta vem o meu desabafo...

Pô, é demais o absurdo de algumas analises que leio de alguns colegas na Internet.
( Digo colegas, pois se utilizam como eu da Analise Gráfica/Técnica para prever ou antecipar o movimento das ações em relação aos seus preços.)

Pô, a ultima foi a de um colega falando que caso a ITSA4 venha a subir mais 1% vai romper a resistência X e o seu próximo objetivo imediato sera a 30% deste rompimento.

Eu me pergunto, sera que o colega sabe o que é o famoso Indice Beta ?

Pois, se soubesse saberia que a ITSA4 têm um Indice Beta de 0,99, isto quer dizer que caso a ITSA4 suba + 30 % após mais 1% a partir da sua atual cotação, o INDICE BOVESPA estara a por volta dos 93.000 mil pontos, 93.000 mil PONTOS !

O pior é que vç vai lá no blog ou Forum que publicou tal absurdo e pergunta a pessoa, a quanto estara o Indice Bovespa caso a ITSA4 venha á atingir a cotação que ele colocou como Objetivo Imediato e a pessoa ainda responde “Sabe como é né, exato, exato ou exatamente, nós nunca podemos dizer, porém na minha avaliação estara a mais ou menos uns 75.000 mil pontos.”

Puxa quem riu, mais vá entender de movimento de ações lá na casa de Maria !

Xico Trader

Ps.
Desculpem o desabafo...

Swing Trading - PDGR3 - Entrada a 15,48 - Stop Loss a 15,22 - Perda de - 1,68%.

-------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------
Gráfico atualizado no final do pregão de 05.04.10

Swing Trading - AGEI3 - Entrada a 7,10 - Stop Gain a 7,38 - Ganho de 4,00%

--------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------
Gráfico atualizado no final do pregão de 05.04.10

Pequena mudança na Estratégia

Estudando os meus trades vencedores notei que após o “Stop Gain” os ativos ainda continuaram subindo, portanto estou subindo o “Stop Gain” para 4 %.
Além disto, subi o “Time Stop” para 5 dias após a entrada no trade.

Xico Trader